Reforma Tributária

Compartilhe >

A Reforma Tributária será implementada “VOCÊ GOSTANDO OU NÃO”

Essa é a mais pura verdade, você gostando ou não a reforma tributária será implementada e ela não liga se você e seu time está preparado, ela simplesmente vai vir e mais rápido do que você imagina.

A Reforma Tributária apesar de ser uma realidade ainda está sendo desacreditada por muitos, e isso, poderá fadar a sua empresa ao fim.

O empresário que não iniciar mesmo que atrasado a preparação de sua empresa, seus profissionais a reforma tributária não terá um futuro promisso, e para saber o nível de sua preparação temos algumas dicas.

Primeiro passo – Como estamos hoje:

Se alguém perguntasse quanto o custo tributária representa no seu negócio, você conseguiria responder, se a resposta for negativa, você já tem um grande problema, como falar de reforma tributária se sua empresa não conhece o impacto dos tributos existentes hoje.

Quais os principais fatores tributários que afetam seu negócio, a sua formação de preço o seu mercado, outra discussão que você precisa conhecer hoje antes de avaliar qualquer impacto futuro.

Segundo Passo – Quanto a reforma tributária vai impactar financeiramente:

Vamos considerar que você já domina o item anterior então podemos passar para próxima etapa e perguntas.

Você já fez um estudo de como a reforma tributária vai impactar na sua formação de preço? Como seus fornecedores serão impactados e quanto isso afetara seus custos e despesas? Qual o impacto no seu fluxo de caixa?

Você tem como responder essas perguntas, se não ainda temos muito a trabalhar para entender a influência da reforma tributária no seu negócio.

Importante ressaltar que esse impacto será ano a ano iniciando em 2026 até 2032, sem falar do Imposto Seletivo (IS).

Terceiro Passo – Seu time está capacitado

Seus profissionais estão capacitados para Reforma Tributária, no que se refere ao período de transição que teremos todos os tributos correndo de forma concomitante, as mudanças da reforma tributária, as necessidades de adaptação de sistemas, as novas obrigações acessórias.

Caso não saiba essa resposta provavelmente eles não estão caso contrário já teriam pedido ajuda.

Quarto passo – Como está indo a tecnologia

Você já questionou seu fornecedor de ERP, o quanto eles estão preparados para as mudanças que terão que ser desenvolvidas e aplicadas no sistema, o quanto tempo isso levará, qual o custo disso.

Importante destacar que durante os anos de 2026 a 2032, o sistema deverá estar preparado para rodar os tributos existentes hoje e o CBS e IBS.

Quinto Passo – Mapeamento do mercado

Você já criou um comitê para mapear os riscos de mercado, para entender e se antecipar as questões que ainda não foram totalmente regulamentadas, entender como possíveis benefícios vão influenciar o seu negócio, mapear sua cadeia de fornecimento devido ao risco de troca de fornecedores, origem de compras, e mercado destino, tendo em vista a mudança da cobrança dos tributos para o destino e não mais na origem.

Não podemos destacar ainda o risco de guerra fiscal que ainda poderá existir devido a possibilidade de alíquotas diferentes de IBS em cada unidade da federação.

Sexto Passo – Para onde eu vou ir

Entendido os cinco primeiros passos temos uma estrutura que já nos permite pensar no sexto passo, que é entende para onde meu negócio irá, no que se refere a minha localização, vale apenas ficar onde estou ou melhor migrar para outra localidade, minha estrutura societária é a melhor, meu negócio precisa ser verticalizado ou segmentado, vou internalizar operações ou melhor terceirizar, são questões que só poderão ser respondidas após diversos estudos e análise preliminares.

Sétimo Passo – Implantação

Feita toda lição de casa entra o momento de tirar tudo do papel. E como fazer isso?

Somente com uma governança tributária estratégica a empresa poderá tomar as decisões mesmo que doloridas para implantação da Reforma Tributária, definindo responsáveis para cada área e etapa, capacitação constante do time gestor, criação de cronograma de implantação, monitoramento constante do mercado e das alterações, criação de comitê de risco, entre outros, isso só para iniciar a transição.

Voltando ao início “A Reforma Tributária será implementada “VOCÊ GOSTANDO OU NÃO”, se sua empresa não consegue ou ainda não se atentou a nenhum desses passos, você corre grandes riscos de não ter mais uma empresa daqui a oito anos.

Faça parte do nosso time