Reforma Tributária

Compartilhe >

A reforma tributária está batendo na porta

A Reforma Tributária está batendo na porta. O que devo fazer?

A reforma tributária foi recentemente promulgada através da Lei Complementar 214/2025, isso significa que realmente ela entrou em vigor e veio para ficar? Mas de que forma? Hoje ainda existem mais dúvidas do que respostas, mais espaços a serem preenchidos e uma pergunta persistente. O que devo fazer?

Em recente pesquisa efetuada pela empresa “Omie”, indica que apenas 59% dos empresários conhecem o básico sobre a reforma tributária, isso demonstra o que todos estavam esperando que acontecesse, o que vinha se falando nos últimos 30 anos, que a reforma não ia sair, entretanto, essa inércia pode causar grandes dificuldades, porque temos muito trabalho a ser feito e pouco tempo para executá-lo pois, 2033 já está batendo na porta!

A reforma não é simplesmente uma mudança de 5 tributos (PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS) para 2 (CBS e IBS), mas sim, uma complexa mudança que vai impactar as empresas de forma profunda, sendo que promove nesse início, focar esforços em quatro pilares fundamentais.

Restruturação financeira e operacional

Com a implantação do CBS e IBS as empresas deverão efetuar um estudo detalhado em seu ecossistema de fornecedores, identificando os impactos que a reforma irá ocasionar nos custos e despesas, bem como, na matriz de créditos tributárias que terá um impacto direto no fluxo de caixa, isso sem falar em uma revisão detalhada da formação dos preços de venda, considerando a nova realidade tributária.

Entendimento do mercado

Todos os ramos de atividade serão em maior ou menor grau, impactados pela reforma tributária. Um estudo efetuado pela “ROIT” indica que 93% das empresas serão impactadas de forma negativa pela reforma tributária, isso ocasionara uma movimentação nos setores econômicos, forçando as empresas a repensarem seus negócios.

Restruturação de seu ambiente tecnológico

As empresas vão precisar efetuar alterações expressivas em seus sistemas administrativos para se adaptarem as novas regras fiscais e terão que trabalhar duas realidades de forma simultânea, uma que é o manicômio hoje existente com todos os tributos, exceções, obrigações acessórias e tudo mais, e a outra com as novas regras do CBS e o IBS e tudo o que vir embarcado com eles, durante um período de transição obscuro, de quase 10 anos, porque não podemos esquecer, que o Brasil é o país campeão em editar normas tributárias.

Qualificação de profissionais

Outro desafio será a qualificação de profissionais. O mercado de profissionais na área fiscal e tributária hoje em dia, já é escasso e tende a piorar, porque cada vez menos temos profissionais se interessando por essa área, muitas vezes, pela complexidade e outras pela falsa notícia de que, a reforma tributária irá simplificar o sistema tributária no Brasil e, portanto, esse tipo de profissional não terá mais valor.

Esses pontos são apenas alguns ramos de uma arvore de questões que deverão ser analisadas, haverá diversas outra variáveis que precisarão ser avaliadas.

Preciso reforçar que apesar de existir um prazo para implantação, esse tempo é extremamente curto, portanto, alerto que os empresários que desacreditavam que a reforma aconteceria, devem acordar e se movimentarem, caso contrário, correm grande risco de verem seus negócios acabarem por falta de visão e por não acreditarem em uma realidade que está batendo na porta. Nós da ECOVIS WFA temos profissionais altamente qualificados na área tributárias, financeira e tecnologia que poderá ajudar sua empresa a passar por esse desafio, nos procure e conheça nossas soluções.

Faça parte do nosso time